Uma das providências mais importantes (e difíceis!) na organização de um casamento é a lista de convidados. Muitas vezes, o noivos começam com a ideia de fazer um evento mais íntimo, reservado a poucas pessoas, mas quando vão montar a lista de quem precisam convidar, percebem que não vai ser tão fácil manter o objetivo inicial. Outros casais já imagimam um grande evento, com muitos convidados, mas quando tentam conciliar isso com o orçamento disponível, decobrem que terão a dura tarefa de cortar alguns (ou muitos) nomes da lista.

A lista de convidados influencia quase todos os outros aspectos de um casamento, da cerimônia à festa. É o número de pessoas que irá determinar a igreja mais adequada, o tamanho do espaço para o evento, o tipo e as quantidades do buffet, o tamanho do bolo, o número de convites, de bem-casados… enfim, praticamente tudo no planejamento depende desse número.

Lista dos Convidados x Orçamento

Pensem primeiro no orçamento disponível para o evento. Sabendo quanto podem gastar, os noivos já terão um parâmetro importante para a montagem da lista de convidados. Em seguida, pensem numa média inicial de pessoas que vocês desejam no evento: 100, 200, 300?… Uma dica: comece por baixo! Será mais fácil incluir nomes do que retirar, para adequar o orçamento. Outra: os noivos não devem fazer listas separadas. Essa é uma tarefa que precisa ser feita a dois, para evitar surpresas e conflitos.

Também é importante é deixar uma margem para convidados de última hora, como alguém que você lembrou de repente, um familiar distante que está na cidade por ocasião do evento ou aquele amigo solteiro que resolveu levar a namorada. Nessas ocasiões deve-se evitar barrar alguém. Não esqueça de conversar com o responsável
pela entrada ou cerimonial sobre essa possibilidade. Lembre-se: cerca de 10 a 20% dos convidados não comparecem ao casamento, mas é muito perigoso contar com essas ausências.

Deixe uma resposta


Últimas do Site